terça-feira, agosto 31, 2010

Inverno com pele renovada

Como manter a pele sempre renovada? São raras as mu­­lheres que nunca passaram por esse dilema, especialmente no inverno, quando o cli­­ma favorece o ressecamento e aqueles incômodos sinais da idade podem ficar ainda mais evidentes. O peeling, procedimento em que a pele sofre uma descamação proposital, é um dos tratamentos mais indicados para melhorar a textura, retirar manchas e aliviar cicatrizes de acne. “A abrasão resulta na formação de colágeno, por isso essa técnica também é usada como coadjuvante em tratamentos para rejuvenescimento”, explica a médica dermatologista Bettina Sanson.


A gerente de estética do Lady & Lord Cabeleireiros e Salão de Beleza, Liany Guibes, explica que, no inverno, a procura por peeling costuma ser maior, principalmente porque esse é o período do ano mais indicado para sua realização. “No clima frio, a intensidade solar é menor, o que facilita a recuperação. O sol é um dos vilões que podem prejudicar o resultado”, diz.

Tendências
Laser é uma nova opção de tratamento
Segundo a médica dermatologista Bettina Sanson, uma opção que vem ganhando força é a dos lasers fracionados, que também estimulam a produção de colágeno e são eficientes contra rugas e manchas. “Eles produzem efeito similar aos peelings profundos sem danificar tanto a pele e sem risco de pigmentação ou despigmentação”, explica. Por enquanto, o preço ainda é mais alto do que o dos peelings, mas, dependendo do caso, os resultados podem ser mais benéficos. Em geral, eles agridem menos a pele, mas exigem um tempo maior e cuidados redobrados na recuperação.

A médica alergologista especializada em Medicina Estética, Adriana Schmidt, comenta que outra tendência é o uso de substâncias antioxidantes intercaladas com os ácidos de manutenção do peeling para otimizar o resultado. “Com isso, a pessoa fica menos vermelha, tem menos ardência e fica com a pele mais hidratada, o que encurta o período de recuperação.”

Segundo ela, a única ressalva é para mulheres grávidas, que não podem fazer em nenhuma época do ano. “Quem tem a pele mais morena precisa ter cuidado redobrado, porque tem maior risco de complicações, como hiperpigmentação e cicatrizes. Nesses casos, o melhor é optar por procedimentos mais suaves que não machuquem tanto a pele”, explica a médica alergologista especializada em Medicina Estética Adriana Schmidt.








Tipos
Atualmente, os principais tipos de peelings são os mecânicos e os químicos e os preços variam entre R$ 130 e R$ 4 mil por sessão. Entre os mecânicos, que costumam ser mais baratos, os mais conhecidos são o de cristal, realizado com um aparelho que faz a emissão de cristais de óxido de alumínio em alta velocidade, e o de diamante, que usa um aparelho com ponteira para atingir a pele. “Tanto em um quanto em outro acontece a remoção da camada mais externa da pele sem deixá-la vermelha ou irritada, permitindo que o paciente possa notar a maciez e a melhora do tônus e textura da pele”, explica Bettina.


Os peelings químicos são caracterizados pela aplicação de um ou mais ácidos na pele e são classificados entre superficial, médio e profundo dependendo da quantidade de produtos usada e da intensidade do resultado que se busca. “A escolha do nível depende dos problemas detectados pelo profissional e as expectativas da pessoa quanto ao resultado, mas em geral os mais procurados são os superficiais”, afirma Adriana.

Nos químicos, as aplicações podem ser feitas de maneira seriada (chamados peelings progressivos) ou em uma única sessão. “Optamos na maioria das vezes pelos progressivos de aplicação semanal porque os pacientes retornam imediatamente a suas atividades. Ninguém percebe a descamação, que é leve, e o resultado final é a somatória de quatro a cinco sessões”, comenta Bettina.




Recuperação

Em todos os casos, é normal a pele ficar avermelhada e, em alguns dias, passar por uma descamação. O tempo para perceber o resultado varia conforme o tipo de peeling. Os mais superficiais demoram uma semana, os médios levam duas e os profundos, um mês. A descamação é evidente entre o terceiro e o quinto dia e o resultado ideal leva quarenta dias para aparecer”, explica Adriana.

Um dos principais cuidados após a aplicação é se proteger contra o sol, que pode causar manchas irreversíveis. “Filtro solar com fator adequado é imprescindível, mas a pessoa também tem de usar óculos escuros, chapé, viseira e evitar ao máximo a exposição ao sol, principalmente nos primeiros dias após a aplicação, quando a pele está mais sensível”, diz. Também é importante usar os cremes de manutenção receitados pelo profissional responsável pelo procedimento e repetir o tratamento somente se houver necessidade e com um intervalo de pelo menos um ano.

Fonte: GAZETA DO POVO – PR

Nenhum comentário: