sexta-feira, setembro 24, 2010

PILATES É SINÔNIMO DE BELEZA

Eu amo pilates! Ai, entrevistei minha professora para dividir mais informações com vocês.

Conheça um pouco sobre a Cris, nossa entrevistada: Fisioterapeuta, formada pela Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI, Formação Profissional em Pilates pela Metacorpus Studio Pilates, Pós Graduada em Uroginecologia pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistemáticos- CBES. Atua no Pilates desde 2006 com aparelhos, solo, acessórios envolvidos no Pilates e academia. Atualmente é professora de Pilates em Studio na Clínica Viva Bem Fisioterapia, Estética e Pilates.
1 - Cris, pilates é a nova febre das lindas estrelas da TV. Conte um pouco das razões que fizeram a cabeça das musas da Tv brasileiras incluírem o pilates nos rituais de cuidados com o corpo?  
O Pilates mostrou-se uma atividade física bastante completa fazendo com que muitas de nossas “musas” brasileiras se tornassem adeptas a esta maravilha de exercício. Praticando regularmente os exercícios de Pilates você pode:
- Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros;
- Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE;
- Trabalhar a percepção do corpo e mente;
- Padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões;
- Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganho de energia;
- Restaurar o alinhamento postural;
- Deixar sua coluna mais forte e flexível;
- Recuperação de lesões;
- Melhorar a área de movimento das articulações;
- Melhorar a circulação sanguínea;
Aumentar a coordenação e equilíbrio;
- Oferecer alívio das dores nas costas e stress das articulações;
- Corrigir sobre-carga dos grupos musculares que podem levar ao stress e alguma lesão;
Melhorar a mobilidade, agilidade e vigor;
- Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária;
- Melhora o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima!
PILATES É FUNDAMENTAL!!!!


2- Como é uma aula de pilates?
Em nosso Studio possuímos todos os acessórios relacionados ao pilates, assim como todos os aparelhos básicos. Iniciamos a aula com um bom alongamento geral para aquecimento no solo, e escolhemos um acessório para compor a aula. Durante meia hora os alunos realizam exercícios com os acessórios escolhidos para a aula do dia e após este período, eles realizam mais meia hora de exercícios nos aparelhos. Costumamos fazer um rodízio nos aparelhos para que os alunos desfrutem um pouquinho de cada um. Todas as nossas aulas são planejadas para que sejam diferenciadas tornando-as bastante dinâmicas e divertidas. Nossas turmas comportam no maximo 3 (três) alunos por aula.
3 - Revele para nós alguns mitos sobre o pilates:
- Pilates não é light! Definitivamente não. Imagine uma aula que você moverá todo o seu corpo durante todo o tempo, aproveitando a ação da força da gravidade sobre as alavancas do seu corpo para gerar trabalho no CORE (centro de força do corpo compreendendo músculos abdominais, lombares, parte interna e externa da coxa) com o auxílio de pernas e braços para deslocamentos e estabilização. UFA, JÁ CANSOU? (risadas). Experimente uma aula antes de sair falando para seus colegas que é coisas “de mulherzinha”.
- Pilates não emagrece! O Pilates não é uma atividade aeróbica como corrida, natação, caminhada e spinning. Os alunos em estágio avançado têm maior habilidade e experiência na execução dos exercícios, que podem ser feitos num ritmo mais dinâmico, sem pausas, o que estimula o condicionamento cardiovascular. Mas nada que se equipare aos treinos aeróbicos

4 - Quais as restrições da atividade? Quem pode? Quando não pode?
Apesar do esforço, o Pilates não possui muitas restrições para a execução dos exercícios. Tanto que ele é indicado para gestantes, pois quase não há impacto nos movimentos e se trabalha muito a musculatura abdominal e pélvica, o que ajuda a preparar para o parto. O pilates não tem contra indicações desde que a pessoa esteja apta a praticá-lo. Apesar de que nem todos se adaptam porque os exercícios são realizados de forma lenta num ambiente tranqüilo. O ideal é associar a outras atividades para melhor condicionamento físico.
Não há limite de idade para iniciar o Pilates. O programa é adaptado a cada aluno, mesmo em grupo.
5 - Qual a freqüência ideal para praticar pilates e alcançar um copitcho de capa de revista?
 O Pilates pode ser realizado todos os dias, mas a grande maioria faz de 2 a 3 vezes por semana. O importante é que o programa seja individualizado (por isso o número máximo de pessoas numa aula), porque algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras, ou lesões prévias ou encurtamentos. Mas se o seu interesse é realmente alcançar um corpinho de capa de revista, o importante é levar a sério a atividade e não desleixar. Se motive a cada aula e não desista.
Acesse o site da Clínica e saiba um pouco mais sobre nosso studio localizado na Rua Brusque, nº 272, no Centro de Itajaí –SC.
 www.clinicavivabem.com.br

12 comentários:

Cristina disse...

Dai querida...
Ficou muito bom nosso "bate papo"...
Saudade de você nesta semana!
Beijão e obrigada!!!

Daiana Rosa Potter disse...

E vc nem imagina a falta que o pilates me faz... hehehe..

Batom nos Dentes disse...

Nunca fiz, mas dizem que é ótimo mesmo! :D

Obrigada pela visita ao Batom :)
www.batomnosdentes.blogspot.com
Beijocas, Maria Luiza

Hellen Tavares disse...

sou louca para fazer! Agora mais ainda!!!

Beijos
Hellen

http://bonitete.blogspot.com/

Adriana Alfaro disse...

nunca fiz, mas sempre quis me arriscar! deve ser incrível! beijoos!

www.fashionfrisson.blogspot.com

Daiana Rosa Potter disse...

Hello menninas,

Tive que dar uma parada este mÊs no pilates por falta de tempo. Diferente da academia que vamos a hora que queremos o pilates tem hora marcada. Como minha agenda anda meio louca e cheia de imprevisto acabo furando muito, então vou esperar esta crise de horáios acabar e voltar para minha aulinhas e correr atraz de uma corpinho de capa de revistas... hehehe

Cristina disse...

É assim que se fala Dai!
Depois a gente corre atrás do "prejuízo" heheh.
Beijos guria!!!

Michele Santana disse...

Eu juro que eu queria ter tempo e disposição!
um dia eu consigo, hehe

Otimas dicas; Beijos

Anônimo disse...

Que legal! Eu morro de vontade de fazer, mas acredita q na minha cidade nao tem???? um absurdoo! Já procurei e nao tem.... uma pena q não emagresce... Eu to doida pra secar, ai depois q eu alcançar o peso q quero vou querer fortalecer, ai eu vejo oq posso fazer pra substituir pilates já q aqui nao tem! =/

Beeijos e boa semana!

Pati...Vida e Saúde! disse...

Tenho um selinho para vc no meu blog...pega lá!
Bjus querida.

Nicole Bernardes disse...

Eu ja fiz pilates um tempinho e sinto maior falta, era uma delicia. Quero muito voltar a fazer...adorei as dicas!
bjokas

Daniela Prata disse...

Fiz pilates por um tempo e adorei quando tive que parar senti muita falta, quero muito voltar.
Beijo