terça-feira, agosto 31, 2010

Funciona mesmo?

Quantas vezes você pegou um produto cosmético nas mãos e se perguntou: "Será que isso funciona mesmo?". Essa dúvida é de muitos. Inúmeras vezes fui abordada, ou pelos clientes da farmácia em que trabalhava ou por amigos, a respeito da credibilidade dos produtos cosméticos. “Será que podemos acreditar em tudo que o marketing diz?”


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA é um órgão responsável pelos produtos cosméticos no mercado Brasileiro, cuida para que os produtos cosméticos produzidos aqui no Brasil atendam a legislação que preconiza a segurança dos consumidores, como também de quem os produz. A ANVISA também fiscaliza os produtos importados, para que atenda a legislação Brasileira vigente.

Os produtos cosméticos antes de serem comercializados, antes de terem os registros para livre comercialização, são submetidos a avaliações por laboratórios credenciados pela ANVISA, estes laboratórios também são fiscalizados e atendem a legislação vigente.

Antes da avaliação de eficácia de produto cosmético, o produto devera ser submetido a testes de:
- Comprovação da estabilidade físico –química,
- Qualidade microbiológica
- Segurança clinica (toxicidade).

Os de testes de eficácia têm 3 naturezas distintas:
- Instrumental: È uma avaliação objetiva, realizada por meio de equipamentos. Neste caso, avalia-se a eficácia do ativo e/ou do produto.
- Especialista: Quando se tem a avaliação e o aval de um produto profissional especialista na área de pele (dermatologista) ou cabelo (cabeleireiro)
- Consumidor: È um teste de aceitabilidade, no qual o próprio consumidor avalia a eficácia e qualidade cosmética em condições normais de uso.

Então podemos sim confiar no que os rótulos dizem. Os produtos cosméticos no Brasil são rigorosamente fiscalizados, mas é claro que sempre há algum fora da lei. No rótulo do produto existe informação do fabricante e uma numeração (MS: 2.0000.0000.00.- 0), caso você desconfie do produto, basta ligar para a Ouvidoria da ANVISA e questionar se o produto é licenciado.

Nenhum comentário: