terça-feira, agosto 31, 2010

Filtro solar tonalizante



















Usei estes dois protetores solar tonalizante e particularmente prefiro o da Adcos, toque mais seco. Com o Spectraban T minha pele ficou mais brilhosa e mais comendogenica.

As vantagens entre eles se diferem para qual tipo de pele ele será aplicado. Para peles secas o spectraban T é mais apropriado, ele tem uma espalhabilidade agradável. O Adcos proporciona uma sensação mais confortável para peles oleosas, mas sua espalhabilidade é menor comparado ao spectraban T.

Quanto a valores, o Adcos tem um valor maior comparado ao Spectraban T. E quanto a disponiblidade de adquirir estes produtos, o Spectraban T é vendido em farmácias e quanto ao Adcos esta disponíveis em algumas farmácias e em clínicas de estética.
1 comentários:


os 2 meninos disse...

Virou blogueira é!?! adorooo!!! rs...Seu blog ta muito chique, adoreiii ja sou seguidor...bjsss!



29 de agosto de 2010 15:13

Àrea do olhos... hidratação é sempre necessária

Manter a área dos olhos hidratada é fundamental. Os primeiros sinais do tempo logo se revelam na área dos olhos, mesmo ante dos 30, manter essa área hidratada vai garantir mais elasticidade e com certeza prolongar a beleza de uma face.


Meu contorno dos olhos ganharam um aliado no combate as olheiras e sinais do tempo: Hydra zen neurocalm contornos eye, da Lancôme

Aumenta a microcirculação, drenando o inchaço. Também promove uma hidratação prolongada ao logo do dia, resulta em uma pele mais lisa, macia, flexível e confortável.

Ideal para cuidados entre os 20 e 30 anos. A linha Hydra zen também oferece tratamentos com produtos diurno e noturno.

Esse produto ainda não esta a venda no Brasil, mas você pode encontrá-lo no site www.strawberry.net, lá você vai receber seu produto em casa com frete grátis e brinde.



Para aquelas que já passaram dos trinta podem apostar na linha Primordiale, também da Lancôme. Incrível o que esse produto pode fazer na sua pele.

Estava em São Paulo na última semana e o frio seco descamou minha pele oleosa, como viajava na companhia de uma amiga esposa de um Dermatologista, pude experimentar uma amostra grátis desse produto em todo a face descamada, na mesma hora ela retornou a sua elasticidade e integridade. A linha Primordiale oferece produtos para tratamentos diurnos, noturno, labial e cuidados com a área dos olhos.



Vale lembrar que a escolha dos produtos para home care variam com cada tipo de pele, idade e estação do ano. E claro, com o que estamos dispostos a pagar.
2 comentários:


Daiana Rosa Potter disse...

Devido as queimadas na região centro oeste do país, nossa região sul e a região sudeste do país sofreram com um clima mais seco.

O clima mais seco pode alterar nossas rotinas, principalmente para pessoas que sofrem de doenças respiratórias.

Para pessoas que tem pele seca esse clima é desfavorável e mesmo para pessoas com pele oleosa poderão sentir os abalos do clima.

O creme que citei a cima da Lancôme, Primordiale, é incrível. Vale a pena te-lo e garantir uma pele saudável nessas condições climáticas.



26 de agosto de 2010 07:14

Dany Braga disse...

uau! já coloquei na minha listinha! beijos, Dany



26 de agosto de 2010 07:54

Esmaltes com cheirinho

A Revlon lançou uma coleção que vai fazer a sua cabeça, "Enamel Scents of Summer of Revlon" . Após a aplicação e a finalização da secagem, o esmalte libera o perfume. Isso quer disser que não adianta abrir o frasco do esmalte e esperar para que ele libere a fragrância.


São oito opções de fragrâncias:

Beach: com perfume de ar fresco e frescor de praia.

Ocean Breeze: cheiro do mar.

Peach Smoothie: perfume de pêssego.

Orange Pop: perfume de refrigerante de laranja.

Gum Drop: perfume doce como marshmallow.

Grape Icy: perfume de uva.

Cotton Candy: perfume de algodão doce.

Bubble Gum: cheiro de chiclete.

Uma peninha mas ainda não esta disponível para venda no Brasil, mas eu já encomendei o meu! Se ele realmente chegar, vou usar e conto para vocês.

Lembrançinhas de casamentos = Perfumes

Para que os nossos convidados pudessem levar uma lembrança de nossa União, minha e do Fernando, preparei algo bem original: perfumes!


Com a ajuda de uma equipe pude realizar esta produção. Uma amiga muito querida Lisa, farmacêutica da Anasol, me ajudou com a formulação e seleção dos fornecedores. A produção e os envase ficaram por minha conta, foram dois dias para finalizar esta etapa. Para ornamentar tive o apoio da minha irmã Dayse e de minhas primas Giovana e Adriana.

Produzimos quase 600 unidades, em duas fragrâncias, Quasar do Boticário para eles e Flower by Kenzo para elas.

Eu fiquei muito feliz ao ver minha produção finalizada, a decoradora Ninha Flor de Blumenau os deu mais charme ainda com suas peças decorativas nos Toilets e os fotográfos da equipe Studio 1 tiram vários retratos para eterniza-los.

Minha inspiração foi focada na delicadeza dos detalhes de um dia de casamento. Coloquei perolas e cristais na embalagem para representar a luxuria do evento mais esperado de minha vida, os laços de rendas para representar meu vestido de noiva e as fragrâncias foram escolhidas para que pudessem agradar a todos.

Gostaram? Então para as 10 primeiras que postarem um comentário nesta matéria vou presentear com uma dessas lembrançinhas que fiz para meu casamento.

11 comentários:


Izabela M. Schulz disse...

Lembranças perfeitas! Além de lindas, são cheias de significado... Parabéns Dai!!!



Não esquece da minha, eim! hehehehe...



Bjãoooo!



11 de agosto de 2010 04:50

Katia disse...

Ai que chiqueeeeeeee ... tb quero um, deve ser delicioso!!!!!!

Nem pensei ainda no que vou colocar no meu ia aiaiaiaiia ...



11 de agosto de 2010 09:52

Daiana Rosa Potter disse...

Que ótimo!!! minhas amigas de batente já chegaram por aqui! Amei!

Bom só restam mais 7. Uma amiga me ligou hoje que não consegui postar um recado... não posso deixar ela de fora por um probleminha desses... então umas das presenteadas é a Gi....



Kátia... podemos pensar em algo bem legal para vc!!! Sabe que pode contar comigo!



Iza!!!... obrigada!!! Amanhã levo os perfuminhos para vcs...

beijos



11 de agosto de 2010 11:21

katiareginagomes disse...

Oi Dai, adorei teu blog... vou consultar seu blog sempre...



beijos



11 de agosto de 2010 18:12

Larissa disse...

eu quero!!! adorei o blog Ninha! :)



11 de agosto de 2010 19:51

Manu disse...

Blog está demais! Lembro do trabalhão que essas lembrancinhas deram hahaha. beijinhosssss



11 de agosto de 2010 19:53

Daiana Rosa Potter disse...

Minhas damas de honras logo acima!!! hehehe... bom ve-las aqui... obrigada pela visita... a lembrançinha de vcs já esta garantida



Ontem, no feirinas, as meninas fizeram faceboock para poder postar um comentário.. mas não conseguiriam ainda... Ganharam a lembrançinha também: Joana Katarina, Tatiana da Hora, Bianka, Cintia e Rafaela.



Viva! Promoção finalizada... após receberem a lembrançinha favor confirmar através de um comentário aqui nesta matéria...



beijossssss



12 de agosto de 2010 04:49

Cíntia Vargas disse...

oieeeee Shine,

vc como sempre dedicada e mto caprichosa em tudo que faz. Eu tbém quero a lembrancinha que vc mesma preparou...

quem sabe vc ainda me ajuda no meu casamento?!? hehehehehe...

beijosssss



15 de agosto de 2010 16:04

DAYSE ROSA CERIMONIAL disse...

Esses pequenos perfumes ficaram lindos, além da deliciosa fragância... Parabéns Dai pela excelente idéia. Foi um prazer lhe ajudar!

Grande beijo!!!

Dayse



19 de agosto de 2010 07:05

Lisa disse...

Esta postagem foi removida pelo autor.

28 de agosto de 2010 17:03

Lisa disse...

Que pena que cheguei atrasada!!



Dai! Você é realmente surepreendente e está de parabens!

Adorei ser citada no seu blog!!

Beijo no coração



28 de agosto de 2010 17:09

Tudo em cima?

A lei da gravidade não é só para você, é para todas. Se a intervenção cirúrgica está fora do alcance, medo ou talvez em outro momento. Quem sabe algum produto cosmético possa dar um “UP”. Isso é possível com Kigeline.


Mulheres africanas revelaram alguns de seus segredos de beleza, as mais velhas mulheres africanas da etnia “Lebou” de Senegal, no oeste da África, na península “Green Cap”, tem costume de friccionar a polpa das frutas maduras da Kigelia africana nos seios das mulheres mais jovens para o perfeito desenvolvimento dos mesmos. Isso é feito como um ritual nessa etnia. Elas dizem que a avaliação do “antes e depois” dos seios, justifica o ritual de tratamento

Sem músculos, os seios são fixados no tórax apenas por ligamentos de Cooper o qual é ajustado dentro dos músculos peitorais. O único suporte é o revestimento cutâneo. Seu peso e variação de volume, tencionam a epiderme, e desta forma seu desgaste pode formar uma curva abaixo dos seios e como conseqüência, perda de sua firmeza.




Nesta é a razão pela qual Kigeline contribui para evitar a flacidez dos tecidos e favorecer a tensão e firmeza, e desta forma melhorar a aparência estética dos seios.

Particularmente adaptado a dar tonicidade aos seios, esse ativo é recomendado para mulheres de várias idades, principalmente após a amamentação, emagrecimento ou menopausa. Promove firmeza aos seios e à pele dos mesmos, aumenta a elasticidade cutânea e em geral tem poder de erguer os seios.

Foram realizados teste, clínicos e relataram a avaliação dos consumidores.

TESTES CLÍNICOS


1 – Aumento e rigidez dos seios (in vivo)
Materiais e Métodos
Foi utilizado Gel de Carbopol com Kigeline à 20%, aplicado uma vez ao dia com massagem em toda região dos seios e pescoço durante 3 semanas. Foi testado em uma mulher com 26 anos após uma gravidez há mais de 3 anos.

Foram feitos moldes de silicone e fotos antes do tratamento e depois do tratamento (21 dias).

Resultados
Uma modificação na forma e na tonicidade dos seios pode ser avaliada no final do teste. O seio testado, visivelmente flácido inicialmente, está agora levantado, mais rígido. O mamilo está mais centralizado e a curva abaixo dos seios diminuída.












2 – Avaliação geral da percepção das voluntárias (teste consumidor)

Materiais e Métodos

Foi utilizado Gel de Carbopol com Kigeline à 5%, aplicado uma vez ao dia com massagem em toda região dos seios e pescoço durante 4 semanas. Foi testado em 20 mulheres entre 30 e 45 anos com no mínimo uma gravidez e medidas de busto menores que 90cm.

Resultados

A análise iconográfica nas voluntárias permitiu determinar a distância das mamilas até a base dos seios, e estimar a eficiência de Kigeline em erguer os seios. As voluntárias foram questionadas sobre firmeza dos seios, aumento, firmeza cutânea e elasticidade cutânea.

Mais de 50% das voluntárias ficaram satisfeitas com os resultados:
- Firmeza do busto: 50%

- Firmeza cutânea: 55%

- Elasticidade cutânea: 70%




As propriedades firmadoras de Kigeline ajudam à:

- Tonificar e enrijecer o busto.

- Aumentar a firmeza e elasticidade da pele.


A concentração do kigeline indicado em um produto cosmético é de 5 a 20%. Importante usá-lo todos os dias, durante 4 semana para observar os resultados. Sugiro que este produto seja feito em base cosmética cremosa, cremes tem melhor absorção pela pele. E antes de passar o produto nos seios, faça uma esfoliação branda, com um sabonete esfoliante para o corpo ou com a bucha vegetal.


Eu já usei e adorei o resultado.

Você pode achar este produto nas Farmácias de Manipulação Artesani.

Inverno com pele renovada

Como manter a pele sempre renovada? São raras as mu­­lheres que nunca passaram por esse dilema, especialmente no inverno, quando o cli­­ma favorece o ressecamento e aqueles incômodos sinais da idade podem ficar ainda mais evidentes. O peeling, procedimento em que a pele sofre uma descamação proposital, é um dos tratamentos mais indicados para melhorar a textura, retirar manchas e aliviar cicatrizes de acne. “A abrasão resulta na formação de colágeno, por isso essa técnica também é usada como coadjuvante em tratamentos para rejuvenescimento”, explica a médica dermatologista Bettina Sanson.


A gerente de estética do Lady & Lord Cabeleireiros e Salão de Beleza, Liany Guibes, explica que, no inverno, a procura por peeling costuma ser maior, principalmente porque esse é o período do ano mais indicado para sua realização. “No clima frio, a intensidade solar é menor, o que facilita a recuperação. O sol é um dos vilões que podem prejudicar o resultado”, diz.

Tendências
Laser é uma nova opção de tratamento
Segundo a médica dermatologista Bettina Sanson, uma opção que vem ganhando força é a dos lasers fracionados, que também estimulam a produção de colágeno e são eficientes contra rugas e manchas. “Eles produzem efeito similar aos peelings profundos sem danificar tanto a pele e sem risco de pigmentação ou despigmentação”, explica. Por enquanto, o preço ainda é mais alto do que o dos peelings, mas, dependendo do caso, os resultados podem ser mais benéficos. Em geral, eles agridem menos a pele, mas exigem um tempo maior e cuidados redobrados na recuperação.

A médica alergologista especializada em Medicina Estética, Adriana Schmidt, comenta que outra tendência é o uso de substâncias antioxidantes intercaladas com os ácidos de manutenção do peeling para otimizar o resultado. “Com isso, a pessoa fica menos vermelha, tem menos ardência e fica com a pele mais hidratada, o que encurta o período de recuperação.”

Segundo ela, a única ressalva é para mulheres grávidas, que não podem fazer em nenhuma época do ano. “Quem tem a pele mais morena precisa ter cuidado redobrado, porque tem maior risco de complicações, como hiperpigmentação e cicatrizes. Nesses casos, o melhor é optar por procedimentos mais suaves que não machuquem tanto a pele”, explica a médica alergologista especializada em Medicina Estética Adriana Schmidt.








Tipos
Atualmente, os principais tipos de peelings são os mecânicos e os químicos e os preços variam entre R$ 130 e R$ 4 mil por sessão. Entre os mecânicos, que costumam ser mais baratos, os mais conhecidos são o de cristal, realizado com um aparelho que faz a emissão de cristais de óxido de alumínio em alta velocidade, e o de diamante, que usa um aparelho com ponteira para atingir a pele. “Tanto em um quanto em outro acontece a remoção da camada mais externa da pele sem deixá-la vermelha ou irritada, permitindo que o paciente possa notar a maciez e a melhora do tônus e textura da pele”, explica Bettina.


Os peelings químicos são caracterizados pela aplicação de um ou mais ácidos na pele e são classificados entre superficial, médio e profundo dependendo da quantidade de produtos usada e da intensidade do resultado que se busca. “A escolha do nível depende dos problemas detectados pelo profissional e as expectativas da pessoa quanto ao resultado, mas em geral os mais procurados são os superficiais”, afirma Adriana.

Nos químicos, as aplicações podem ser feitas de maneira seriada (chamados peelings progressivos) ou em uma única sessão. “Optamos na maioria das vezes pelos progressivos de aplicação semanal porque os pacientes retornam imediatamente a suas atividades. Ninguém percebe a descamação, que é leve, e o resultado final é a somatória de quatro a cinco sessões”, comenta Bettina.




Recuperação

Em todos os casos, é normal a pele ficar avermelhada e, em alguns dias, passar por uma descamação. O tempo para perceber o resultado varia conforme o tipo de peeling. Os mais superficiais demoram uma semana, os médios levam duas e os profundos, um mês. A descamação é evidente entre o terceiro e o quinto dia e o resultado ideal leva quarenta dias para aparecer”, explica Adriana.

Um dos principais cuidados após a aplicação é se proteger contra o sol, que pode causar manchas irreversíveis. “Filtro solar com fator adequado é imprescindível, mas a pessoa também tem de usar óculos escuros, chapé, viseira e evitar ao máximo a exposição ao sol, principalmente nos primeiros dias após a aplicação, quando a pele está mais sensível”, diz. Também é importante usar os cremes de manutenção receitados pelo profissional responsável pelo procedimento e repetir o tratamento somente se houver necessidade e com um intervalo de pelo menos um ano.

Fonte: GAZETA DO POVO – PR

Olha quem esta de cara nova?

Theraskin, mudou o visual de alguns de seus produtos.


Nome do produto: Theracne Gel Esfoliante
Composição: Triclosan
Indicação:
Indicado para peles espessas, ásperas, acneicas e oleosas. As microesferas perfeitamente redondas uniformizam e melhoram progressivamente a superfície da pele, corrigindo as imperfeições, refinando a textura da pele e diminuindo o aparecimento

Meu dermatologista, Dr. Rafael Lenzi Tarnowsky, me receitou Ionax scrub ou Theracne para utilizar 1 x por semana, entre outros produtos dermatológicos para o controle de acnes. Esse produto em especial ajuda a controlar a formação de comendões (cravos).

Além de conter as microesferas abrasivas em sua formulação para exercer a função abrasiva, contém triclosan, uma ativo com poder antiséptico que ajuda a controlar a formação da acne.

Isso não me livra de fazer a limpeza de pele frequentemente, este produto não é 100% eficaz, apenas controla a proliferação dos comendões (cravos). Vale a pena te-lo em entre seus produtos de beleza.

Caso você sofre, assim como, da vista constante das indesejáveis acnes procure um dermatologista.

Mulheres adultas com acne, é comum?

Um dos atributos mais importantes para a mulher moderna é a boa aparência. Essa preocupação está diretamente ligada à autoestima e qualquer problema que interfira negativamente nesse aspecto é indesejado. Dentre as ameaças que conspiram contra a beleza da mulher está a acne, que atinge cerca de 30% do público feminino e pode ser considerada um dos problemas mais complicado de se tratar.


O surgimento da acne na mulher, na maioria dos casos, ocorre de duas maneiras: a persistente, que continua após a adolescência e a tardia, que se desenvolve a partir dos 25 anos, provocada pelo aumento de hormônios sexuais (andrógenos). Mas estudos revelam que existem outros fatores que podem justificar o desenvolvimento de acne na mulher, como o estresse, que está ligado diretamente à agitação cotidiana.

"O estresse pode desencadear o quadro de acne, pois nessa situação ocorre a liberação do hormônio cortisol. Este hormônio, por diversas maneiras, estimula a atividade das glândulas sebáceas e com isso há uma piora da acne", conta a dermatologista e consultora da Galderma, Dra. Luciana Godoi. Um estudo realizado pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, revela que a acne nas mulheres aumentou nas últimas décadas. Para se ter uma ideia, em 1979, a doença atingia apenas 10% das mulheres e hoje o percetual subiu para 30%, o que preocupa cada vez mais o público feminino.

Ainda de acordo com a dermatologista, a acne persiste após a adolescência ou por alterações hormonais ou por um aumento na sensibilidade de receptores na pele. "A paciente pode apresentar alteração na dosagem de hormônios ou todos os exames apresentam-se normais, entretanto a pele dessa paciente capta muito mais esses hormônios que estão presentes em níveis normais no sangue", explica.

Quando a causa é hormonal, o procedimento inicial do tratamento consiste em uma combinação de medicamentos. "Nesses casos, além do uso dos produtos habituais para tratamento da acne, é fundamental uma parceria com o ginecologista e/ou endocrinologista na administração de medicamentos que vão atuar no metabolismo androgênico tecidual", completa a especialista. Vale ressaltar, que para que os medicamentos proporcionem bons resultados, é necessário que as pacientes não abandonem o tratamento que, geralmente, traz resultados a longo prazo.

Hoje, existem boas opções para combater a acne, como é o caso do Epiduo, da Galderma. O medicamento possui maior facilidade de adesão ao tratamento, baixo potencial de efeitos colaterais e atua em três dos quatro fatores da acne. "A associação adapaleno/peróxido de benzoíla pode ser bastante eficaz na melhora das lesões de acne. A principal vantagem é a comodidade da posologia, já que o mesmo pode ser utilizado apenas uma vez ao dia. Mas é importante sempre tratar associadamente o distúrbio hormonal, caso este exista", destaca a Dra. Luciana Godoi (com Fundamento Comunicação Empresarial).


Fonte: FOLHA DE LONDRINA – PR

+ Notícias

NÃO USE MEDICAMENTOS SEM CONSULTAR SEU MÉDICO, NESTE CASO, COSNULTE UM DERMATOLOGISTA.

Método de avaliação de eficácia de produto cosmético: Produtos para Celulite

Grau de celulite: Os produtos cosméticos destinados ao tratamento dos sinais da celulite (cremes, géis,loções) podem agir sobre diversos aspectos desta afecções, entre os quais podemos citar: acometimento da microcirculação, perda da elasticidade da pele, alteração do relevo cutâneo. Diversas técnicas podem ser utilizadas para avaliação isolada da melhoria de algum dos aspectos da afecção, ou na melhoria geral de diversos deles, dependendo do conceito do produto cosmético, sua forma de apresentação e uso e componentes ativos.









- Fotoantropometria: determinação da capacidade do produto na promoção da redução de medidas, utilizada a medição com fita métrica associada a técnicas modernas de fotometria digital.



- Termografia de infravermelho: determinação da capacidade do produto na melhora da microcirculação cutânea, favorecendo a redução dos sinais da celulite, por meio do mapeamento da temperatura na superfície da pele nas regiões acometidas.




- Topografia digital/ Profilometria: avaliação da capacidade do produto na melhora do relevo cutâneo. Com redução dos aspectos acolchoados e casca de laranja, por meio de imagem digital, reconstrução tridimensional e análise do perfil topográfico.





- Ultra-son com Doppler: avaliação da capacidade do produto na melhora da celulite por meio da analise das estruturas da derma, hipoderme e fluxo sanguíneo nas regiões acometidas.


- Cutometria: Avaliação da capacidade do produto na melhora da elasticidade e firmeza da pele, determinadas por meio das suas propriedades mecânicas avaliadas pelo traçado da curva de deformação da pele sob sucção a pressão constante. Utiliza-se o Cutometer (marca da Courage-Khazaka).

Método de avaliação de eficácia de produto cosmético: Apelo antioxidante

Aplica-se a produtos cosméticos com quaisquer forma de apresentação que possuam ingredientes ativos capazes de evitar o surgimento ou controlar os radicais livres originados em processos de oxidação da pele provocados por agentes químicos ou pela radiação solar. Podem ser utilizados métodos in vitro, baseados em modelos eletroquímicos, ou modernos métodos in vivo, baseado na ressonância eletrônica paramagnética (EPR).

Método de avaliação de eficácia de produto cosmético: Anti rugas e sinais

A avaliação de tratamento dos sinais da idade, intrínsecos ou extrínsecos, como rugas e linhas de expressão, pode realizar por meio das técnicas de topografia digital e profilometria. Nestas metodologias, avalia-se a redução da intensidade das linhas, caracterizada pelo numero de linhas por unidade da área superficial da pele do rosto e por sua profundidade.


Método de avaliação de eficácia de produto cosmético: Perda da água transepidérmica

Barreiroa cutânea – Perda da água transepidérmica: Realizada por intermédio do equipamento Tewameter (marca da Courage-Khazaka) que mensura a perda da água transepidérmica. Esta avaliação pode ser aplicada em produtos que contenham tensoativos para verificar a alteração da barreira cutânea, tais como sabonetes e tônicos faciais. Nestes casos, o resultado esperado é que o produto cause a menor ou nenhuma alteração na barreira cutânea. O método também pode ser utilizado para comprovar o fortalecimento da barreira cutânea após o período de uso continuo, devido à presença de algum material bioativo, como, por exemplo, ceramidas e fosfolipídeos.

Método de avaliação de eficácia de produto cosmético: Capacidade de Hidratação

Realizada por intermédio do equipamento Corneometer (marca da Courage-Khazaka) que mensura por capacitância elétrica o conteúdo hídrico presente na camada córnea da pele. O método pode ser realizado para as mais diversas categorias de produtos cosméticos: de cremes hidratantes a loções, géis, sabonetes etc. Técnica mais moderna, como FTIR-ATR e RAMAN, podem ser utilizadas para produtos oleosos e cerosos (batons, por exemplos) ou com apelo de modificação do fator de hidratação natural da pele (do inglês, NMF).

Método de avaliação de eficácia de produto cosmético: Autobronzeadores e Despigmentantes

Realizado por intermédio do equipamento Mexameter (marca da Courage-Khazaka) que mensura a coloração da pele em função do pigmento natural melanina (fotometria). Fotometria digital facial ou corporal associada à analise de imagens quantitativas. Esta última técnica permite a avaliação simultânea da mancha ou hipermelanose em sua extensão total, por meio de parâmetros de área superficial acometida e intensidade da cor.

Funciona mesmo?

Quantas vezes você pegou um produto cosmético nas mãos e se perguntou: "Será que isso funciona mesmo?". Essa dúvida é de muitos. Inúmeras vezes fui abordada, ou pelos clientes da farmácia em que trabalhava ou por amigos, a respeito da credibilidade dos produtos cosméticos. “Será que podemos acreditar em tudo que o marketing diz?”


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA é um órgão responsável pelos produtos cosméticos no mercado Brasileiro, cuida para que os produtos cosméticos produzidos aqui no Brasil atendam a legislação que preconiza a segurança dos consumidores, como também de quem os produz. A ANVISA também fiscaliza os produtos importados, para que atenda a legislação Brasileira vigente.

Os produtos cosméticos antes de serem comercializados, antes de terem os registros para livre comercialização, são submetidos a avaliações por laboratórios credenciados pela ANVISA, estes laboratórios também são fiscalizados e atendem a legislação vigente.

Antes da avaliação de eficácia de produto cosmético, o produto devera ser submetido a testes de:
- Comprovação da estabilidade físico –química,
- Qualidade microbiológica
- Segurança clinica (toxicidade).

Os de testes de eficácia têm 3 naturezas distintas:
- Instrumental: È uma avaliação objetiva, realizada por meio de equipamentos. Neste caso, avalia-se a eficácia do ativo e/ou do produto.
- Especialista: Quando se tem a avaliação e o aval de um produto profissional especialista na área de pele (dermatologista) ou cabelo (cabeleireiro)
- Consumidor: È um teste de aceitabilidade, no qual o próprio consumidor avalia a eficácia e qualidade cosmética em condições normais de uso.

Então podemos sim confiar no que os rótulos dizem. Os produtos cosméticos no Brasil são rigorosamente fiscalizados, mas é claro que sempre há algum fora da lei. No rótulo do produto existe informação do fabricante e uma numeração (MS: 2.0000.0000.00.- 0), caso você desconfie do produto, basta ligar para a Ouvidoria da ANVISA e questionar se o produto é licenciado.

Em busca de cosméticos mais seguros

Para cumprir a rotina diária de escovar os dentes, tomar banho e se arrumar para sair de casa, o brasileiro utiliza pelo menos dez cosméticos. A escolha dos produtos é geralmente guiada pela sugestão de amigos, orientação de parentes, anúncios publicitários ou confiança na marca. O que realmente importa ganha pouca atenção: as informações do rótulo. Essa leitura simples serviu como ponto de partida de um movimento que cresce nos Estados Unidos, a Campanha por Cosméticos Seguros. Ele defende o uso de menos componentes químicos e maior presença de ingredientes orgânicos nas fórmulas. Formado por uma coalizão de organizações ligadas a mulheres, saúde pública, trabalho, meio ambiente e direito dos consumidores, o grupo usa estudos científicos para denunciar que algumas substâncias utilizadas na fabricação de grande parte dos cosméticos são tóxicas, podendo causar disfunções hormonais, problemas no desenvolvimento e até câncer, se utilizadas em grandes quantidades. “Queremos convencer os políticos a criar novas leis sobre os cosméticos”, disse à ISTOÉ Stacy Malkan, a cofundadora do movimento.


Um dos livros que servem para difundir as metas da campanha americana teve como causa indireta um recurso estético criado no Brasil. O desejo de ter os cabelos lisos e brilhantes levou as jornalistas americanas Alexandra Spunt e Siobhan O’Connor a experimentar a escova progressiva, tratamento capilar que virou febre por aqui e chegou até os Estados Unidos. Sentadas num salão de beleza de Los Angeles, com os olhos lacrimejantes e uma estranha ardência na garganta, elas desconfiaram do tratamento e foram procurar mais detalhes na internet. A confirmação de que não era a queratina o segredo por trás dos cabelos perfeitos, mas sim o formaldeído (formol), deixou-as revoltadas.

ESCOLHA
Isabel só usa blush, sombras e batons com composição mais leve.
Alexandra e Siobhan fizeram uma extensa pesquisa sobre os componentes químicos dos cosméticos que tinham em casa. Depois, entrevistaram especialistas, a agência que regula a indústria da beleza no país, maquiadores e toxicologistas e descobriram que muitos dos produtos que adoravam e nos quais confiavam também tinham componentes considerados controversos. Este ano, lançaram nos EUA o livro “No More Dirty Looks” (numa tradução livre, Visual poluído nunca mais), em que compartilham seus achados. “Nos demos conta de que, assim como nós não sabíamos, a maior parte das mulheres provavelmente não saberia também”, disse Siobhan à ISTOÉ. Elas deixam claro no livro que não têm a pretensão de fazer ninguém jogar fora aquele batom preferido ou desistir das luzes no cabelo. O objetivo é ajudar as consumidoras a minimizar os riscos e a fazer escolhas mais inteligentes. “Encorajamos as mulheres a se familiarizar com as listas de ingredientes e conferir os rótulos”, complementa Siobhan.

Tanto a Campanha por Cosméticos Seguros quanto o livro das jornalistas americanas alertam para o risco de substâncias como parabeno, 1,4 dioxano, oxibenzeno, ftalatos, tolueno e formaldeído, entre outros. Em geral, de acordo com os responsáveis pelo movimento americano, essas substâncias estão associadas a problemas que vão desde câncer até disfunção hormonal.

REAÇÕES
Marina tem crises desde a adolescência. Por causa disso, procura opções reconhecidamente antialérgicas
No Brasil, o debate está apenas começando. Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as fórmulas comercializadas estão sob controle. “Muito se especula acerca de diversos componentes cosméticos e sua segurança, porém sem nenhum fundamento científico ou afirmação plausível”, garante o órgão, em nota. Segundo a agência, compostos como o oxibenzeno e os parabenos são aprovados em diversos países, que os consideram seguros desde que respeitada a concentração-limite de uso. O 1,4 dioxano é proibido no Brasil. O tolueno e o formaldeído são encontrados em quantidades muito pequenas na maioria dos esmaltes à venda. Mesmo assim, são os principais responsáveis pelos casos de alergia ao produto.

Entre os médicos, as posições estão divididas. Há, por exemplo, especialistas que não concordam com o movimento americano. “A indústria de cosméticos conseguiu até hoje provar às autoridades sanitárias mundiais que essas substâncias, como são usadas atualmente, não oferecem riscos”, afirma Daniel Barreto, professor de farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “A quantidade é a chave da questão”, argumenta. Já o cosmetólogo Mauricio Pupo, de Campinas, concorda com a lista de produtos que está sendo alvo de críticas nos EUA. “Temos, sim, vários ingredientes que podem trazer risco para a saúde”, afirma. O geriatra José de Felippe Junior, presidente da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular, concorda. Ele cita estudos que identificam o parabeno, por exemplo, cujo uso é permitido no Brasil, como um dos elementos encontrados em células de câncer de mama.

O médico é um dos que estão envolvidos em ações que começam a surgir no País para tornar os produtos mais seguros. Como representante da Associação de Medicina Biomolecular, ele está trabalhando para que a Anvisa proíba o uso do parabeno no País. Do outro lado, as próprias indústrias começam a tomar medidas no mesmo sentido. A Natura, por exemplo, já começou a retirar o parabeno de suas fórmulas e deve extingui-lo completamente do processo de produção até o fim do ano. O Boticário não utiliza o componente oxibenzeno em seus produtos e a empresa Jequiti não o usa em seus protetores solares. Boticário, Natura, Avon e Contém 1g são algumas marcas que possuem linhas de maquiagens minerais – livres de talcos, óleos, ceras ou fragrâncias agressivas à pele.

A Natura, além das maquiagens minerais, também utiliza componentes orgânicos na composição de alguns produtos. Da Clinique, nenhum produto tem fragrância – para evitar o risco de alergia, um problema bastante comum. A presidenciável Marina Silva (PV), por exemplo, é alérgica a vários cosméticos. “Meu maquiador utiliza produtos já testados, em doses mínimas e misturados com algum corante natural”, contou. Marina usa produtos da Natura – empresa de propriedade de Guilherme Leal, seu candidato a vice – e da canadense MAC, que também tem uma linha de maquiagem mineral.

CUIDADO
Alérgica, a candidata Marina Silva só pode passar produtos testados, em doses mínimas, e misturados a corantes naturais.
No Rio de Janeiro, a carioca Isabel Saraiva, 25 anos, só aliviou o problema ao recorrer a um tratamento natural na clínica estética Oligoflora e passar a usar maquiagens de composição mais leve. “Com produtos químicos, a pele ficava muito irritada.” Em São Paulo, a empresária Marina Domingues, 28 anos, sofre com crises alérgicas desde a adolescência e agora escolhe o que usa com cuidado – no momento, procura produtos da Clinique. “Se não fizer isso, sei que terei problemas”, conta.

A história da beleza

A busca pele saúde sempre foi grande objetivo do homem desde a Antigüidade. Na Grécia, cultivavam o habito de reservar um espaço do seu dia para cuidados com o corpo através de exercícios físicos e higiene. Associou-se intimamente a saúde com a higiene, visto que palavra higiene deriva-se de Higieria, a deusa da saúde, filha de Asclépio (Deus das artes culturais). A palavra “cosmético” vem do grego “kosmetikos”, que quer dizer “o que serve para onarmentar”. Existe registro de cosméticos, como maquiagem e creme de 2000 e 3000 aC.

Foi na era imperial (século III a.C) que os romanos, influenciados pelos gregos, começavam uma suntuosa cultura pelo banho publico.

Na idade media, os senhores feudais e as vilas possuíam lugares reservados a casa de banhos públicos, oferecidos a banhistas rurais e urbanos. Entretanto, por volta do século XI, esses hábitos de cuidados corporais associaram-se ao apogeu da libertinagem, sendo que banhos públicos passaram a ser acusados de serem agentes de disseminação de muitas doenças.

Então, no século XVI, na Inglaterra, o banho misto foi proibido com o objetivo de coibir a disseminação da sífilis. Já as condições sanitárias e de higiene pessoal que na Europa eram deficitárias, pioraram ainda mais com o fechamento das casas de banho, iniciando um período de caos devido a sujeira. Consequentemente, na Europa, os banhos forma censurados porque transmitiam a idéia de perigo, tornando-o um ato desprezível. Sugere, então, pela Aristocracia francesa, um substituto aos banhos: o uso de perfumes e de cosméticos.

Somente após a Revolução francesa, e que foram resgatados hábitos de higiene, provocando mudanças sociais e sanitárias. Foi esse período que casas de banhos públicos foram reabertas e surgiram os primeiros aquecedores de água. Estas casas não eram utilizadas apenas para banhos, mas também como locais de enriquecimento cultural.

Entretanto, apenas em 1906, o hotel Ritz de Paris, passa a ser o primeiro estabelecimento de hotelaria a criar quartos com banhos, tornando um recurso acessível a qualquer momento e íntimo.

Com este novo habito surgem uma serie de produtos cosméticos com fins específicos de limpeza, como sabonetes, xampus, condicionadores, sais de banho, óleos de banho, etc.

Desde então, houve um crescente progresso na indústria farmacêutica e cosmética, levando ao desenvolvimento de uma serie de ativos destinados à higiene, saúde, bem estar e beleza.

Com a melhoria nas condições sanitárias, vacinas e antibióticos observou-se um aumento na expectativa de vida, culminando com o envelhecimento da população que envelhecimento.

Desta forma, temos observado a constante revolução das pesquisas, com o surgimento de vários ativos medicamentos e cosméticos, mais específicos e eficazes para o tratamento ou prevenção do foto e do cronoenvelhecimento.

A Rainha Elisabeth da Hungria, em 1370, criou uma formulação de perfume própria, baseados em óleo essenciais, conhecido como l’eau de la reine de Hongrie.

Em torno de 1685 á 1766, o italiano Giovanni Maria Farina o favorito de Louis XV e XVI, como também de Napoleão e da Rainha Vitória da Inglaterrra.

Por volta de 1880 a maquiagem volta a ser utilizada pelas mulheres e a indústria cosmética começa aflorar

A Avon nasce em 1886, nos EUA através de um vendedor de livros, que oferecia perfumes como brinde na venda de suas coleções e como os brinde se tornaram mais interessante que a leitura o vendedor mudou o foco de suas vendas. E esta no Brasil a 59 anos.

Em 1828 nasce na França, Guerlain, Perfumes e hoje apresenta muita diversidade de produtos cosméticos. Ainda na França em 1909 nasce a L’Oreal.

Helena Rubinstein abre o primeiro salão de beleza do mundo em 1910 e onze anos depois (1921) o baton e embalado e vendido em cartucho.

Na década de 20 criam Chanel no 5 e que é populariza depois de Marilyn Monroe revelar que dormia com apenas 5 gotinhas deste perfume.

Apresentação

Todos têm uma paixão em especial, um hobbie. Algo que além da dedicação a família e ao trabalho. Alguns fazem coleção, outros praticam esportes, outros preferem só assistir.

Quando ainda era criança inicie minhas experiências, sonhando em ter um cabelo como das atrizes das novelas, aplicava chá de capim gordura nos cabelos. Fundamento científico? Sim, Claro! Minha vizinha jurou que isso o daria um brilho radiante, que meus cabelos teriam mais força e ajudaria no crescimento.

Meus cabelos permaneceram ainda no lugar, não tive queda e nem alguma espécie de reação alérgica. Nunca mais em toda minha vida li ou ouvi falar deste tratamento para os cabelos.

Eu fui crescendo, o tempo foi passando e vocês acham que abandonei meu sonho? Imagina, além de querer ter os cabelos iguais das atrizes das novelas, quis ter o corpo das cantoras Pop´s, um sorriso de comercial de pasta de dentes, uma pele como as modelos fashions e muito mais.

Minhas experiências passaram a ter uma fonte literária mais confiável, revistas especializadas no assunto, tipo: Corpo, Nova, Boaforma e etc. Onde aprendi rituais de beleza adoráveis como: máscara de abacate, rodelas de pepinos nos olhos e entre muitas outras coisas.

Passando a minha adolescência tive que ir para a Universidade, uma coisa eu sabia nesta idade de tantas indecisões, que faria algo na área da saúde e trabalharia em pró a beleza. Escolhi fazer farmácia, mas só no final do curso que me identifiquei com a especialização para produção de medicamentos e cosméticos. Trabalhei em farmácia da manipulação por 5 anos, fiz diversos cursos e conclui minha especialização em Tecnologia de Cosmético.

Hoje sou consultora e trabalho especialmente com assuntos regulatórios. Sou Farmacêutica de uma marca de cosméticos importados e assim que puder vou apresentá-los aqui.

2 comentários:
ledyane disse... em 2 de agosto de 2010 12:21
Sucesso nesse seu novo projeto, amei o blog, um mundo cor de "rosa" aguardo novidades...
Beijãoooo

3 de agosto de 2010 12:21
Daiana Rosa Potter disse...
Ley! Que bom te ver por aqui. Um beijão